O Laboratório Imagem em Movimento é o Programa de Residência Criativa do FUSO INSULAR, cujo propósito é dar oportunidade às pessoas que vivem nos Açores - sejam ou não artistas - com interesse nas artes cinematográficas, de realizarem os seus projetos em vídeo, munindo-as de conteúdos e referências e apoiando-as no desenvolvimento e concretização dos seus trabalhos.
Durante três meses, em pleno verão açoriano, os oito participantes do Laboratório 2023 - Anita Nemet, Carolina Rocha, Elliot Sheedy, Fernando Nunes, Gustavo Fernandes, Luís Brum, TAT e Tiago Correia - mantiveram encontros com os artistas Daniel Blaufuks e André Laranjinha para, em conjunto, refletirem sobre a imagem em movimento enquanto expressão artística transversal a todas as práticas. Escreveram guiões, captaram imagens e sons, aventuraram-se por ilhas de edição, em busca de como contar uma história, a sua história.
E o resultado são filmes que transitam entre territórios físicos e afetivos, com um olhar poético, mas também crítico, da sociedade em que vivemos.
Qual é o fio condutor entre um sonho, uma ciranda, uma ode à comunidade em forma de poesia visual, a auto procura, a dor de uma guerra, e intensas imagens da beleza no mundo contemporâneo?
O Laboratório Imagem em Movimento 2023 apresenta uma coleção de narrativas, em vídeos que exploram diversas linguagens - a performance, a dança, o cinema experimental, a fotografia, a literatura e as artes digitais - trazendo nas suas criações a diversidade do panorama artístico açoriano.
TEXTO:
IMAGEM:
© Turismo Açores 2023